quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Preservação do Meio Ambiente

     Para iniciar o debate com meus alunos do 3º ano (ensino fundamental) sobre a degradação do ambiente onde vivemos, utilizei a música Herdeiros do Futuro - Toquinho. É uma música agradável e traz muitas questões que ampliaram a discussão. Depois apresentei duas tirinhas da Mafalada e a partir delas foram criadas produções textuais. Dando sequência, em outro dia, levei o conto árabe "O conto do Deserto". Fizemos uma reflexão sobre o lugar onde vivemos e questionei se este lugar precisa melhorar e de quem depende esta mudança. Logo saiu que depende de cada um e que tem muita poluição. No outro dia, procuramos no dicionário o significado de poluição, discutimos sobre quem polui e o que pode ser poluído. Contei a história "Deu a louca na floresta" de Robson Rocha. Escrevemos sobre a "solução" do pardal e a "solução" que a turma teria para o problema em debate. Lemos o panfleto "NOSSO PLANETA ESTÁ MORRENDO!!!". Solicitei de tema de casa, que fizessem uma entrevista com 2 pessoas, pedindo para as pessoas se separam o lixo em sua casa, fecham a torneira enquanto escovam os dentes, tomam banho rápido e se sabem que estes cuidados ajudam a preservar a vida no planeta. No dia seguinte, fizemos o levantamento de dados da entrevista e montamos um gráfico. Chamou a atenção que todas as pessoas sabem da importância de cuidar, mas não se incluem como cuidadores. Depois, em duplas, solicitei que produzissem mini-cartazes pedindo para as pessoas cuidarem, preservarem o ambiente em que vivem. Para esta atividade, não poderiam escrever com caneta, mas sim, usar recortes de revistas, montando as frases que desejassem. Foram muito criativos e se envolveram bastante na atividade. Os cartazes foram expostos na escola para apreciação de todos.


     E você? O que sugere? Conte uma experiência sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário